sábado, 3 de maio de 2008

Jornal Grátis: o futuro da ignorância

Pessoalmente, sou da seguinte filosofia: se não tem o que falar, fique calado. Mas já que insistem em manter essa porcaria de "ordem de postagem", aí vai um texto que ia para o meu blog, mas é tão horrível que eu desisti de fazer isso. Portanto mereceu vir para cá.

Ao chegar na faculdade uns tempos atrás, recebi um exemplar do jornal Metro, como de costume. A diferença é que dessa vez ele tinha uma "sobrecapa", com um gigantesco mapa e um desenho de um pino apontando na rua Taquari e escrito "Você está aqui". Cheguei a conclusão de que essa é a informação mais útil que eu já vi nesse jornal, mesmo que fosse só um pretexto para, no verso, ter uma propaganda da Nokia e seus celulares com GPS. Não preciso dizer que comecei a rir sozinho feito um maníaco, né?

Há sempre um monte de informações inúteis aqui. Por exemplo o cara que foi preso por roubar uma garrafa de pinga (que custa R$1,50), ou uma notícia dizendo que o consumo do champanhe dobrou em 2007. É, isso sim vai mudar minha vida. "68% dos prefeitos de SP são investigados". Só 68? Que pouco! Essa aqui é muito boa também: "Ladrão não sabia que casa era de ministro". E DAÍ? E que tal as previsões meteorológicas que nunca estão certas? Há um mês tomei uma puta chuva por causa desse lixo de jornal. Tempo nublado sem chuvas é o caramba! Isso tirando as outras notas. Por exemplo: todo dia tem uma notinha falando de quantos morreram no dia anterior lá no Oriente Médio, com ataques, homens-bomba... o de sempre...

Uma vez cheguei a me deparar com "Collor pede perdão por confisco de 90", com uma declaração do próprio almofadinha: "Peço desculpas, porque não era meu desejo causar esse tipo de sentimento na classe média brasileira". Claro, que bom que não era tarde demais pra pedir desculpas.

Não importa que digam que este é, provavelmente, o melhor jornal de distribuição gratuita atualmente. Isso não impede ele de ser uma completa droga. Claro que não no nível do MetrôNews e a Zeca-feira (lembram desse lixo? A modinha já passou). Tá, ele tem uma impressão boa, um papel com uma textura melhor, uma diagramação visualmente bonita, mas e daí? A única coisa que se salva são os passatempos cedidos pelas Revistas COQUETEL. Eles deveriam tirar aquele lixo de horóscopo e as drogas de tirinhas que ninguém lê só para lotar a última página de passatempos. Aí sim ia virar um jornal de utilidade pública! Porque é uma pena que só tenha 2 (sudoku e cruzadas) e pequenos ainda por cima. Aliás, de acordo com essas cruzadas, yakisoba é uma comida japonesa!

Mas sabe qual é realmente o pior de tudo, incluindo esse jornal? Minha cara de pau de vir aqui e perder meu tempo escrevendo esse lixo!

Quero só ver o primeiro filho da puta que vai reclamar do texto meia boca que eu postei. Se não gostou, não me obriguem a postar.

PS: Irmã do Daniel, nós é que deveríamos ter vergonha de divulgar esses textos absurdos! Não tenha vergonha de comentar! (Apesar de eu saber que esse texto, especificamente, não mereça o esforço.)

11 comentários:

Nath disse...

"...Não preciso dizer que comecei a rir sozinho feito um maníaco, né?..."
HAUAH, que medo disso, ow! xDD

Bem, alguém aí de SP, que você conheça, ainda tem esse jornal (o MetrôNews)? Sabe como é, né...Zeca Pagodinho e tal...MUAHAHAHAH!
Mas Sato, pense pelo lado bom: o jornal, sendo ruim ou não, está gerando empregos! É um trabalho digno, as pessoas estão movimentando o dinheiro do país!
E sim, as palavras cruzadas dos jornais deveriam ser maiores, mas o que acontece é que esses jornais circulam e são entregues gratuitamente graças às propagandas, e nem a Nokia vai querer pagar pra distribuirem um jornal que grande maioria do público alvo não se interessa (no caso, a cultura oriunda das cruzadas).

:D
beijo!

Tatiane disse...

Eu lembro disso, ow!
Você me deu o tal jornal e só ficou com a capa por causa do mapinha.
auhshaushuahsuaha

Esses jornais "fast-food" (como diria nosso "queridíssimo" professor Rogério Prestes de Prestes) só servem para as pessoas terem uma vaga idéia do que acontece no mundo, de forma bem supercial; até porque, informação útil mesmo, são bem poucas.
Por isso que, a maior parte dos "leitores" desses jornais, seja por consciência da futilidade da maior parte das notícias do mesmo, ou pela falta de interesse pelas notícias (muito mais provável), se dedicam a leitura dos quadrinhos, do horóscopo e a fazer a cruzadinha.

Mas, como disse brilhantemente sua amiga do comentário acima: gera empregos!
Além de ser um bom espaço publicitário... hehehe

E não há mal algum em você expressar a sua indignação quanto a esses jornais, Sato. Então, não faça drama!
hehe

Beijo.

Daniel A. disse...

Jornais gratuitos ainda não possuem tanta credibilidade no Brasil, mas em alguns países europeus já possuem força. Afinal, como anunciante você prefere um jornal gratuito com grande circulação ou um pago que poucas pessoas compram? De fato, o Metro é bem vago e superficial, apenas o principal do tema é apresentado, mas é o que o povão procura...A maioria dos brasileiros não possuem paciência em ler um jornal como a Folha por inteiro. Não faz parte da nossa cultura. E o Metro realmente é bem melhor que os outros gratuitos.

No início os grandes jornais tinham medo de simplesmente sumir com a invenção dos gratuitos, mas hoje vemos que ambos continuam existindo e possuindo seus espaços.

FLW!

Mikazuki disse...

O senhor tb é um fanfarrão mr sato, o céu nubladão e vc ainda resolveu acreditar na previsão do tempo? Como eu sempre digo, se previsão acertasse o mundo ja tinha terminado faz tempo

Leandro disse...

Quem lê a Folha ou Estadão aqui?
Eu não leio. Por falta de tempo e de interesse, confesso.

A questão, a meu ver, não é apenas os jornais gratuitos, e sim a qualidade dos jornais brasileiros no geral.
O Metro é ruim, o Metrô News é ruim a Folha é ruim, o Estadão da mesma forma, o Globo também etc. A maioria das notícias é descartável.

Eu acho que a discussão é muito maior: que informações são realmente relevantes para a população brasileira? Eu sinceramente não sei.



Bom, é isso.

Ps.: Por que o Sato adora xingar todos mundo?

Anônimo disse...

sato, como é bom ler suas palavras tão aconchegantes e suaves.......
é tão reconfortante,
aiai...........

bom, com relação ao tema do texto, o daniel tem razão( eu concordei com o daniel, óóóó´, ahuauahu)
realmente os jornais gratuitos não são valorizados aqui no brasil....
massssss
as pessoas querem algo rápido, ok,eu concordo com isso, mas pq o rapido deve ser sem qualidade???
ai, a questão de fazer algo com qualidade é de responsabilidade de quem faz o jornal......
e os caras não tão nem ai......
ou seja, eles não valorizam, e isso faz com que as noticias rápidas se tornem inuteis e supérfulas..........

esses dias, eu peguei o metro news esses dias, qq é aquilo!!!
só tem propaganda de carro velho!!!
aklo não é um jornal...
mas temos que convir, as únicas notas do metro news vem com o nome do jornalista..
isso é bom: eles valorizam o trabalho...
mas tbm é ruim: vc tem seu nome impresso naquele jornal, que não tem um nivel lá mto bom...
ahhhh sei lá,;;;;;;;;;;;



bjo!!!
ps: sei la pq o sato xinga todo mundo. Sato , pq fz isso?????


ps2: posso dar o endereço pra ela dani!!?!?!
zueraaaaaaaaa
só pra vc ficar na tensão
hahahah
bjooooooooooooooooooooooo

Anônimo disse...

não concordo daniel...
o metro pode ser, estruturalmente falando, melhor que os outros,.....
mas a nivel de informação, não vejo diferenças...
tudo bem que o metro tem mais noticias que o metro news, por exemplo, mas quantidade não significa qualidade................

Jefferson Sato disse...

Comentário fora do assunto: Percebam que a Gi tem duas personalidades diferentes. Ela postou primeiro falou que concordava com o Daniel, depois postou de novo falando que não concordava! Mas que diabos!?

Tatiane disse...

Comentário fora do assunto [2]: Por que, diabos, o Leandro está tão sensível aos xingamentos feitos pelo Sato nos textos?

:S

Leandro disse...

Comentário fora do assunto [3]: Por que, diabos, a Tati quer saber se o Leandro está sensível aos xingamentos feitos pelo Sato nos textos?

Anônimo disse...

Gênioooooooo
Sato!

Adorei o texto.
E aproposito não é perca de tempo você postar aqui!
Escrever e trabalhar eleva , sabia?? ( Nossa que bosta ..ahahahahha)


sato eu gosto muito do que escreve ja coloquei isso em outro comentário , Você é bom no que faz satinho. Acredite em você.

Beijo
Parabéns pelo texto

te adoroooo