sábado, 10 de maio de 2008

Aos amigos que não se encontram

Sabe aquele amigo que você não vê há algum tempo? Aquele mesmo que você nem pensa mais, mas quando sonha com ele, ainda ouve a voz exatamente como era. Ou que quando você come “baião de dois”, lembra: “A mãe daquele meu amigo fazia um maravilhoso”.

Sabe aquele amigo que jogava futebol com você? O que ganhou com você campeonatos, troféus; é ele: vocês faziam as melhores tabelas, os melhores passes. Você era são-paulino, ele, corintiano, mas os dois não discutiam sobre isso. Futebol estava abaixo da amizade de vocês.

Você lembra daquele amigo que uma vez jogou “Donkey Kong 3” com você? Vocês não conseguiam passar a fase da aranha. Mas depois de umas quatro horas finalmente chegaram ao final; aí você disse: “Porra, que difícil.”, e ele respondeu: “Eu não achei muito, não”.

Sabe aquele seu amigo que certa vez decidiu não ir a uma excursão no ônibus da escola? Ele queria ir sozinho. Você foi com ele, é claro; afinal, eram amigos. Detalhe: vocês tinham onze anos e não sabiam chegar ao lugar, mas foram mesmo assim. Vocês se perderam.

E você lembra quando você e seu amigo gostavam da mesma garota? Você a desejava, é claro, mas não ficava com ela para não magoar o seu amigo. Aí, um dia, ele a beijou, mas você não ficou triste; simplesmente olhou para outra garota e disse: “Posso gostar de você?”

E quando o seu amigo olhou para você e disse: “Você é o meu melhor amigo”, lembra disso? E você retribuiu: “Você é tão meu amigo quanto eu gostaria que meu melhor amigo fosse”. Ele achou estranho, mas no fundo sabia que você era chegado em frases diferentes.

E aquele amigo que brigou com você sem motivo, você lembra? Isso, é ele mesmo; vocês ficaram três anos sem se falar, estudando na mesma sala, um do lado do outro, fazendo parte da mesma turma. Sim, você não falou com ele, não trocaram nenhuma palavra nos três anos, mas todo mundo sabia que os dois morriam de vontade de voltarem a conversar.

E foi assim o final: ele mudou de escola. Você mudou para outra diferente. Voltaram a se falar, finalmente. Pelo Orkut. Viva o Orkut! Mas não passou disso, infelizmente. Maldito Orkut! Ele agora mudou para o interior, só às vezes vem para São Paulo.

É, mas agora você lembrou dele, não é? Não é apenas mais uma fotinha na sua página inicial do Orkut. Você lembrou! Parabéns!

Mas vocês se reencontraram um dia desses no metrô. Já fazia quatro anos que não se viam, né? E o que aconteceu? Sobre o que conversaram? Foi como antigamente? Marcaram de sair para beber uma cerveja?

Não, né? Nada disso aconteceu. Deram aquele “oi” obrigatório e só. Ele foi para o lado dele, você para o seu. E foi isso. E agora, nós – sim, nós; eu, você e nossos melhores amigos – pensamos: “É o pior fim para uma amizade.”

11 comentários:

Leandro disse...

Sei que eu planejei outro texto, mas foi esse que saiu, me desculpem.

É isso.

Sejam felizes, meus amigos!

Ps: vocês precisam ouvir músicas tristes para escrever textos não alegres? Eu preciso!

Jefferson Sato disse...

Porra, fiquei até depressivo agora. Já não estava no melhor dos humores. Me lembrei de minhas próprias amizades e das que tiveram um fim assim. É como se o tempo parasse de uma hora pra outra: não há o que mudar, não há pra onde ir, nem o que esperar. Um momento eterno em que não há mais nada, mesmo estando tudo lá.

Tatiane disse...

É difícil e estranho ver uma amizade tomar esse rumo. Parece que tudo o que você já viveu com o outro, simplesmente, não aconteceu ou não foi tão marcante quanto parecia ter sido. E parece que tudo o que ambos fizeram pra amizade chegar até o determinado momento, se esvai em um mero e simples 'Oi'.

Deprimente, realmente.
Mas... é a vida!

Beijo.

Ps: "textos não alegres"... ahsuahsuahsua

Nath disse...

:/
já vi muita amizade assim. E, pelo pouco que eu vi, amizade é coisa de momento, depende do que a gente pensa, do que a gente faz. Se mudamos nosso jeito, mudamos nossas amizades. Claro que eu não vou generalizar; EU penso assim, porque acontece comigo. Às vezes mudar o ciclo de amizades é bom, pra mudar os conceitos, abrir a mente. Mas enfim, conheço essa história muito bem, tudo temporário mesmo... Mas são tempos que eu gosto de lembrar, apesar do final ser meio "trágico". :)

beeijo!

disse...

é o Sato? Hehe, sei que não, ele comentou aí. É o Alexandre Frota?

Anônimo disse...

Não imagino como vai ser perder contato com os meus amigos...Poxa, a gente tá junto a tanto tempo e logo mais cada um vai tomar um rumo diferente.É triste isso :(
Mas quando encontrá-los na rua futuramente, espero mais do que um "oi" obrigatório...talvez aqueles papos nostálgicos...mas sei lá..o futuro é incerto muahuahaua.

Daniele Aoki disse...

Eu nunca comento aqui, mas esse texto é admirável.
Deu até vontade de chorar, nao é mentira!
O pior que é a mais pura verdade, quantas amizades que vc jurava eternas e a vida fez td ao contrario...mas será que poderia ser diferentes?

Gisele Simões disse...

nossa Lê.......
lembre de um amigo meu, q a gente brigou e nunca mais nos falamos pq ele tbm foi embora para o interior................
putz.........
eu sinto falta dele......

no fundo, todo mundo segue seu caminho e sai da nossa vida.............
o importante é q o tempo q passamos com essas pessoas seja com boas recordações, boas risadas..........


sei lá;...
fiquei meio saudosista gora.....
relembrando minhas amizades.........


mas gostei lê.....
bjo!

Daniel A. disse...

Esse texto foi realmente interessante. Tive algumas amizades assim, por orgulho as perdi...Algumas eu realmente sinto falta, mas é vida..

Abú disse...

Poxa kase chorando sabe como já disse antes adoro as coisas q vc escreve embora seja essa a 1ª vez q venho a comentar tenho q dizer é triste qnd uma amizade acaba assim e sim é muito + triste quando td isso faz falta =\

bem creio eu q esse texto fez muitas pessoas refletir o q perderam e o q vem a perde com td isso =S

Anônimo disse...

Brilhante!!

Nossa Leandro é familiar esse texto. Perder é uma merda em qualquer situação , ainda mais amizade ( eu valorizo muito uma amizade aii ja viu né...)

Infelizmente é a realidade e eu to vivendo um pouco disso não em perder amizades mais sim o tão distanciamento , vidas opostas , amigos novos , e a vida continuando...

O pior é quando vc perde o amigo de uma forma triste e injusta.

É UM DIA TUDO ACABA!!!!!


Beijos