quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Neuroses Entre Cursos

Veja o seguinte vídeo:



É provável que muitos de vocês (talvez todos) já tenham visto este comercial.

A idéia original dessa postagem era fortificar alguns pontos que eu havia dito na outra postagem, falando sobre as mentiras dentro do jornalismo. "É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade." Essa propaganda genial é a prova disso. Mas aí me dei conta dessa última frase: A PROPAGANDA é a prova disso.

Sempre houve uma certa rivalidade entre alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. E eu nunca entendi bem o motivo. O comercial acima mostra também o quanto essa briga é tola.

Esta fabulosa propaganda foi bolada por Washington Olivetto e ganhadora diversos prêmios. É considerada uma das 100 melhores de todos os tempos no mundo inteiro. Então o maior publicitário do Brasil bolou um dos mais incríveis comerciais da história... para nós, pobres jornalistas mortais (ainda estou decidindo se somos mais mortais ou pobres).

A verdade é que ambas carreiras têm seus altos e baixos, qualidades e defeitos, loucuras e sanidades. Nós vendemos ao público, através da informação, nossos pontos de vista, opiniões e nossas idéias. Manipulamos o povo (não é um trabalho muito difícil, olha só o governo que temos desde... a proclamação da república... E o povo raramente dá sinal de combater isso, mesmo estando em uma democracia), nós ajudamos a ganhar e perder eleições, nós vendemos as pessoas de quem falamos. E o publicitário também. E nos ajuda a vender nosso jornal. Os dois estão juntos, mesmo não querendo. Jornalismo e Publicidade são artes complexas, belas e divertida. E é preciso destreza e criatividade para mantê-las assim.

Alias, alunos de PP têm minha sincera simpatia. Agora sei que vocês sofrem com todo mundo perguntando: "já viu a propaganda 'X'? E a 'Y'?" e olhando feio quando responde que não. Também vivem perguntando pra nós se vimos a notícia "W" e a "Z". Acham que vocês tem o dever de conhecerem todos os comerciais, assim como acham que nós temos a obrigação de saber de todas as notícias.

Gostaria de saber também por que vocês nos acham sérios. Todos os outros cursos acham o pessoal de Jornalismo muito sério. Até que eu gostaria que fosse verdade!

E para os interessados, há uma outra propaganda da Folha também, da mesma campanha, sobre os presidentes do Brasil, muito boa! Fica aí o link para quem estiver interessado em ver: http://br.youtube.com/watch?v=9XY41etYm0k

Bom, é basicamente isso...

PS: Obrigado ao Leandro, caro companheiro de blog, ao Danilo "Fox", grande amigo e aluno de PP na Cásper Líbero, e às outras pessoas que compartilharam informações sobre o assunto.

10 comentários:

Leandro disse...

Não gosto de publicitários.

ahahahhaha

Mentira, eles são legais. Esse comercial do Hitler é genial. Dá até vontade de fazer publicidade um dia.

Jornalistas são sérios; publicitários, felizes demais, pelo menos lá na faculdade. Ô povinho que dá risada, meu Deus.

ahshashahs


Bom, é isso.

Danilo disse...

Na verdade isso foi um meme que eu introduzi na snossa conversa, fazendo com que você, gerador de conteúdo, produzisse mídia espontânea do meu blog. Publicitário é tudo filho da puta, só pensa em dinheiro.

Tatiane disse...

Eu, como estudante de Publicidade e Propaganda, também digo que não sei o porquê da tal “rivalidade” entre PP e Jornalismo. É tolice, um precisa do outro, de certa forma.

A meu ver, vocês, jornalistas, são vistos como sérios por, primeiramente, passarem a impressão de serem (?) intelectuais. Segundo por que, ao menos na faculdade, alguns de vocês olham para os demais que riem e fazem farra com certo quê de "nossa, que idiotas!". Mas pode ser mera impressão, sei lá.

Esse tipo de pré-conceito também ocorre com nós, publicitários. A maior parte das pessoas acha que Publicitário só pensa em dinheiro, nada mais. Porém, as coisas não são bem assim. Mas isso não importa muito agora.

Jornalistas sofrem. Publicitários também.
Cada qual dentro dos limites de sua profissão.

Enfim, também tenho simpatia por alunos de Jornalismo.
hahahaha

E você acaba de ganhar uma fã, Sato!
(quer dizer, mais uma...)

Beijo.

Anônimo disse...

E Relações Públicas, faz o q?!
Conta coxinha?
Odeio jornalistas e publiciotários!
E tenho dito!

Anônimo disse...

engraçado...eu também acho os jornalistas muito sérios :)


comentário inútil mode [on]
huahauha

Danilo disse...

Excerto de uma pichação de banheiro da minha faculdade

"Jornalismo - Querem mudar o mundo
RTV - Querem ser VJs da MTV
RP - Os ADM da Comunicação
Publicidade - Indies de merda"

vanessa disse...

Jeff diz:
alias, vc nem foi ler meu post no blog neh
NeSsA diz:
eu li sim, só não comentei ainda pq to sem inspiração, e odeio publicitarios com todas as minhas forças, eles são uma sub-raça.
Jeff diz:
olha só o que vc acabou de falar! isso é falta de inspiração?

odeio publicitários, povo feliz demais.

e tenho dito.

Anônimo disse...

O importante mesmo...é o JUCAAAAAA!

Jefferson Sato disse...

Da qual não fazemos parte
HUAHUAUHAUHAUHAUHAA

Anônimo disse...

acabei de descobrir que vou fazer jornalismo. e estou no 3o ano de PP. isso faz de mim uma...
ok, não respondam
i'm a freak
XD