sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Violência e festa

Vou falar de um assunto que realmente me interessa: torcidas organizadas. Apesar de ser paulistano, passei grande parte da minha vida morando em outros lugares e só esse ano voltei a viver em minha terra natal, finalmente podendo acompanhar meu time de coração de perto: Corinthians. Passei 2007 freqüentando estádios junto da torcida que faço parte.

Antes de ler esqueça seus pensamentos preconceituosos formados através da imprensa sensacionalista. Ao contrário do que muita gente pensa nem todo mundo que faz parte de uma torcida organizada é bandido, drogado ou maloqueiro. Existem pessoas normais que trabalham, estudam, possuem família e que fazem parte das torcidas uniformizadas. É óbvio que também há um bom número de marginais freqüentando tais locais, mas não caia no erro que algumas pessoas cometem de generalizar.

Primeiro é preciso se pensar nos fatores que levam um jovem a entrar em uma torcida. Auto-afirmação? Sim. Imagine você um moleque que vive em um bairro pobre, apanha da molecada da sua rua...Acredite, é em uma torcida que esse moleque vai buscar respeito. Muitos acham que entrando e andando com a camisa da torcida serão respeitados. Presenciei alguns casos assim. Mas há também pessoas que se filiam por gostar das festas que as mesmas proporcionam dentro dos estádios. Outros por influências de amigos ou por gostar de freqüentar estádios e ver na torcida uma forma de contribuir com o time.

De fato existe violência entre as torcidas. Há quem defenda a extinção delas, mas realmente será que as brigas acabariam? O fato de não termos mais a presença das faixas, camisas, bandeiras e o próprio show que elas proporcionam nas arquibancadas fariam alguns perderem o interesse. Mas é ingenuidade achar que não teríamos mais violência. Tivemos torcidas que foram extintas por um tempo, mas a própria PM solicitou junto ao ministério público que a extinção fosse reavaliada pois as torcidas continuavam brigando e era extremamente difícil identificar os torcedores já que eles não mais vestiam as roupas de seus respectivos grupos.

Alguns imbecis da imprensa esportiva insistem em dizer que a violência no futebol é exclusividade brasileira. Mas em alguns países europeus o negócio é bem pior que aqui. Lá além do fanatismo pelo futebol, algumas torcidas possuem grandes influências de ideologias neonazistas. É o caso da torcida da Lazio, da Itália. Que têm tantos skinheads na torcida, que não é raro ver jogadores fazendo a saudação fascista para as arquibancadas. Atitude extremamente condenável. A violência do futebol atinge também Espanha, Turquia, Grécia, Croácia, Inglaterra, Alemanha, entre outros. A diferença é que nestes países se um torcedor é pego, ele realmente é punido. No Brasil muito dificilmente algo é feito. O indivíduo vai pra delegacia presta esclarecimento e pronto, está livre para ir embora. E é aí que está a grande falha.

Na Inglaterra, berço dos famosos hooligans, a violência diminui muito. Providências mais sérias foram tomadas após o massacre ocorrido no estádio do Sheffield Wednesday onde 96 torcedores do Liverpool morreram esmagados contra o alambrado, depois que uma confusão estourou nas arquibancadas. Aconteceu no jogo de semifinal da FA Cup entre Liverpool e Notthingham Forest em 1996 e o episódio ficou conhecido como tragédia de Hillsborough. Depois disso instalaram câmeras em todas as dependências dos estádios e em suas adjacências, prenderam os chefes de torcida e passaram a ter leis específicas e rigorosas quanto às brigas no futebol. Lá inclusive foi criada uma lei onde o torcedor pego em uma briga é obrigado a se apresentar em uma delegacia duas horas antes do jogo e só pode sair duas horas depois, e deve fazer isso por dois anos. Imagine o que é para um torcedor fanático ficar dois anos sem poder assistir seu clube de coração? Ele no mínimo vai pensar duas vezes na hora de brigar novamente. E se ele não se apresentar na delegacia eles aumentam em seis meses a pena, chegando a manter o indivíduo preso se as faltas forem superiores a três. As brigas hoje na Inglaterra não são como antigamente, tanto é que os hooligans ingleses aproveitam para brigar em torneios e jogos de seus times em outros países europeus.

Está claro que o Brasil precisa de uma legislação específica para o futebol. A maioria dos torcedores sabe quem são os líderes de torcida que estão nas brigas e confusões Mas a polícia não faz nada. Já presenciei uma briga em que o policial dizia: “Deixem se matar depois a gente volta e prende alguém e tá tudo certo”. Pois é. Enquanto não houver punições severas pode esperar que vai continuar do jeito que está.

O papel da imprensa nessa hora é informar com responsabilidade. Acontece que muitos programas transmitem tais fatos de maneira leviana e sensacionalista, acredite, trazendo ainda mais prestígio e fascinação entre a molecada que almeja um dia entrar uma torcida. É como o brilhante Paulo Vinícius Coelho da ESPN Brasil falou: “Se um torcedor é morto em uma estação de metrô a 20Km do estádio, isso passa a ser um problema de violência urbana e não do futebol”. É preciso ter cuidado para não tirar a responsabilidade dos órgãos públicos, pois está claro não há seriedade na hora de punir os infratores. Ir a um estádio de futebol não é das tarefas mais tranqüilas, mas também não é nenhuma ida ao inferno. Há um certo exagero em relação à violência nos estádios, quem freqüenta sabe que é uma atividade qualquer, que exige apenas alguns cuidados básicos, do mesmo jeito que exige um show ou algum evento com grande aglomeração de pessoas. Até porque é impossível brigar no estádio, as confusões acontecem em locais distantes e muitas vezes são marcadas com antecedência pelos torcedores.

Acabar com as torcidas é transformar o espetáculo que é um jogo de futebol em um jogo de vôlei. Todo mundo sentadinho assistindo quietinho. O que não corresponde ao amor do brasileiro. Futebol é paixão, fanatismo, choro, alegria...Falta a responsabilidade tantos de seus freqüentadores quanto das pessoas que fiscalizam o esporte, Aí sim, o espetáculo seria perfeito.

Obs: Divulguei esse blog para alguns seres abissais, por favor, não se sintam tímidos em comentar.

6 comentários:

Leandro disse...

Ah, você sabe o que penso.
Sou contra todas as torcidas organizadas. E por motivos obvios e fatos que contribuem (e muito) para isso.

Enquanto houver violência, pancadaria, agressões e assassinatos (pois é assassinato sim), eu serei contra.
Além de outros diversos fatores que não cabe aqui enumerar.

Bom, essa é a minha opinião.

E seu timeco, hein?
ahsahsahshashas

Até Segunda.

Jefferson Sato disse...

Um resumo do seu texto anormalmente grande: Os torcedores, os organizadores, os seguranças e os críticos são um bando de incompetentes, ignorantes que hipócritas. Menos o PVC, pq o cara é foda pra caralho! Se um dia eu virar jornalista, quero ser como ele. (É como falar que quero ser trilhonário)

Mas é isso aí.

E comentem, amigos do Daniel (e todos os outros visitantes também). Quem tem que ter vergonha por aqui somos nos nós de termos coragem de publicar essa quantidade exagerada de merda que escrevemos.

Anônimo disse...

eu não sou de admitir quando uma pessoa está certa, porque......sou muito orgulhosa pra isso.
mas devo confessar que seu texto tem muita lógica.
a torcida em si não é culpada, são certos elementos, que fazem parte desta torcida, que proporcionam esse tipo de violência...........
culpar a torcida organizada pela violencia que alguna individuos cometem, seria o mesmo que culpar todos os alemães pelo nazismo e as atrocidades que ocorreram na segunda guerra mundial...
mas no final das contas, vivemos numa sociedade, onde os erros de uns atingem a todos, direta ou inndiretamente.
o que fazer????
sinceramente, eu não sei....


o problema não é tentar conter a violência, mas sim tentar mudar o tipo de pensamento que levam essas pessoas a praticarem esses atos...............

Anônimo disse...

A questão é, há pessoas e possoas e não se pode generalizar !!!

Concordo com o texto, de certa forma...principalmente com a parte que diz que adolir as torcidas organizadas não acabaria com a violência nos estádios.

E, eu assisti o filme Hooligans!! Muito bom!! Quem não assisitu, vale a pena assistir !!

Gostei do texto Dani !!!

Beijos e saudades dos três !!

vanessa disse...

Bom já li esse texte algumas vezes pra tomar coragem e vir aqui comentar.Textos do Daniel são dificeis de comentar, ele sempre reclama dos meus comentários rsrs =P. Mas vamos ao que interessa, concordo de certa forma com o texto, o fato de abolir as torcidas não acaba com a violência.O problema maior,(diga-se de passagem todos os problemas da sociedade se resumem nesse) é a educação.

e chega, eu disse q textos do Daniel são dificeis de comentar???
hauhauahuahau
texto bom, me sinto uma ignorante qnd visito esse blog.=/

beijos meninos saudadee dos três

Matt disse...

Parabéns pelo post! o meu aluno copiou e colou ele para o trabalho de Antropologia do semestre!