terça-feira, 30 de outubro de 2007

A mídia faz média mentindo?

Bom, o Daniel disse que ia ser o próximo a postar, mas, como demorou demais (apesar de dizer que o texto dele já estava pronto), eu resolvi fazer o serviço sujo de escrever.

Falando em "serviço sujo" e "escrever" na mesma sentença, resolvi falar dessa coisa que ando presenciando, não só na minha vida pessoal, mas no jornalismo de uma maneira geral também: a mentira. Só que estou exagerando ao falar que é mentira, o certo é manipulação da verdade, ou, para alguns, omissão da verdade completa.

Existem momentos e fatores que obrigam a mídia a expor uma informação de forma mais leve. Eu lembro de uma palestra em que alguém disse que, quando acontece alguma tragédia, como um acidente bem feio de avião, a mídia diz que a lista de mortos ainda não foi divulgada. A questão é que, muitas vezes, isso é uma mentira descarada! Opa, não é mentira, é omissão da verdade: acontece que, por respeito às famílias, a tal da lista não pode ser exposta à nível público antes que os próprios familiares saibam.

Outro exemplo é, ainda na questão dos acidentes, quando dizem que a vítima morreu rapidamente e não sentiu dor. Dá pra imaginar com que tipo de fúria a população, ao saber que uma criança morreu de forma lenta e dolorosa, iria para cima de uns moleques que, bêbados, a mataram de forma fria e cruel?

Claro que esses exemplos e respectivas explicações são apenas um lado da moeda. Podem existir diversos outros fatos e fatores que eu não saiba ou não tenha dito. A questão é: como aluno de jornalismo eu também escrevo matérias (com rascunhos, primeira versão, revisão, versão final) e nesse processo eu me deparei, inúmeras vezes, com esse dilema: até que ponto uma verdade é realmente verdade? Aumentar ou diminuir uma informação pode ser apenas uma questão de má interpretação. E aí, saindo do meu mundo universitário e ampliando para o global, até onde a mídia vai nessa história? Até onde é verdade o que eles dizem pra gente todo dia de manhã? Até onde isso é manipulação?

No livro "Elementos do Jornalismo", de Bill Kovach e Tom Rosenstiel, há uma lista de itens fundamentais para exercício desta profissão. Entre elas: "Sua primeira lealdade é para com os cidadãos." e "Seus profissionais devem ter direito de exercer o que lhes diz a consciência.". Mas onde está essa consciência?

Não consigo nem chegar em um ponto definitivo nessa história, mas achei que seria interessante deixar a idéia no ar para que haja um pouco de filosofia neste assunto, por parte de vocês. É apavorante imaginar que, o tempo todo, você pode estar sendo controlado com umas cordinhas, pensando o que querem que você pense.

Ou estou mentindo?

15 comentários:

Anônimo disse...

Ve!
mto legal o seu blog...é legal pq vc puxa de um assunto outro e não cansa!!!
^^
tav
beijos

Anônimo disse...

Se você parar para pensar, na época da ditadura, a "omissão da verdade" ao menos tinha um motivo: se falasse, ia "pro saco" XD. Hoje, sem censura, o jornalista não aproveita o fato de poder entregar as notícias do cotidiano da vida como elas realmente acontecem...mas sim, como o ser humano moderno quer ver.
Muito bom comentário mr. green!!!

Leandro disse...

Bom, há mentiras que são "necessárias", como essa do menino morto.

Outras são ridículas, como o resultado de pequisas eleitorais.

Eu acho que nós jornalistas não mentimos porque gostamos, mas sim, por interesses que, muitas vezes, não são nossos, e sim das empresas que pagam os nossos salários.

Sei lá. É isso.

Ps.: O Daniel foi o que mais nos pressionou para postar sempre, e agora...é isso. Só eu e você postamos.

shashashahsas

Ótimo texto Satinho. Estou orgulhoso de você. Você é famoso no Brasil inteiro.

Anônimo disse...

eu já disse e repito ......... O SATO É REIIII

e tbm concordo com a ideia de que a mentira as vezes se faz necessária.
e na maioria das vezes, é extremamente desnecessária.


bom é isso meninosss


beijãooo

Anônimo disse...

Puxa, estou muito orgulhosa de conhecer pessoas tão sábias como vocês meninos!!! O Blog está realmente uma maravilha!!!
E como disse a Vanessa, O SATO É REI! E eu sei que um dia será IMPERADOR!
Sato, está de parabéns pelo texto! Infelizmente, nós jornalistas nos vemos obrigados a omitir alguns fatos, algum importantes e outros não tão importantes assim, mas é assim mesmo, faz parte do nosso dever!!!

Beijão.

Daniel A. disse...

Como todo mundo disse mentir às vezes é necessário e blá, blá, blá.

O Melhor de tudo é que o Sato escreveu esse texto justamente no momento em que ele precisava e/ou pensava mentir em sua matéria(falo mesmo). Por isso ficou bem interessante seu texto.

FLW!!!

Anônimo disse...

Eu sou da seguinte opinião: Pagando bem, que mal tem?
HAUAHUAHUA!
O que eu aprendi mesmo na aula de ética?!
A propósito... estou na banca pública! \o/

Unknown disse...

Lembrei*XD
Todos mentem o tempo todo ou distorcem a realidade. Est� presente no dia a dia e nem d� pra discutir mto isso..

*Robson maia*

Anônimo disse...

Concordo

Charlotta's disse...

Meu caro amigo, Satolino
Quero apenas que você se lembre de uma conversa (um tanto filosófica) que tivemos uma vez!! E alguém (não lembro se foi você ou o Daniel) disse, em outras palavras, que o mundo é um tabuleiro, e todos somos manipulados, como em um jogo. Não necessariamente manipulados por seres desse mundo...
Gostei muito do seu texto!!
Beijos aos três

Unknown disse...

Sato, me sinto orgulhosa em tê-lo como colega, futuro colega... assino embaixo. O compromisso do jornalista é com o público. E mais nada está acima disso.

bijus!!!

Bárbara Gelio Rossi disse...

Bem...digamos que ser controlada por cordinhas não é um sonho meu desde criança,mesmo sabendo que isso existe e não aceitando,muitas vezes,sem perceber deixamos nos levar por essa "omissão" da mídia,assim formando nossas opiniões e idéias a respeito.O que se torna vunerável ao saber os outros lados da tal verdade.

É meu jovem...se você descobrir como ou se um dia a mídia irá parar com essa média,me ligue.

Anônimo disse...

Adorei seu texto, você escreve muito bem!!!
Eu concordo com o que o Leandro Machado disse no comentário dele, e acho que também vai do cidadão que está lendo/ouvindo escolher a fonte da notícia, pq uma mesma notícia pode ser dada de várias maneiras. Talvez as mais sensacionalistas tenham um pouco mais de mentira. Ou não!!! haha
Mas acho que eu já estou entrando em outra questão... o.o
Saudadonas de você!!!
Me lub j00!!!

Anônimo disse...

O Sato é Rei? O Sato é o mestre dos magos. O grande Imperador, Alexandre, perto dele, não é mais o grande, é o pintinho. Eu sou o sumo sacerdote do Sato.

Anônimo disse...

então sato, essa é uma questão mto discutida, desde sempre.........
¬¬
a midia é feita plo profissoal, e existem inumeros deles.........
ou seja, nao pode-se dizer q a midia é mentirosa, pq ai vc engloba todos os profissionais (e alguns tem o compromisso com a verdade) nao tbm nao pode dizer o contrario(pq algum mentem sim...)
conclusao do raciocinio: nos, como futuros jornalistas e futuros manipuladores da informacao(frase da maria tereza!!!) temos q ir para o lado certo da historia, pra no fim, nao sermos taxados de mentirosos.
faz sentido o q eu disse????
mas eu sdorei seu texto, vc é mo dramatico, diz q escreve mal, mas na real escreve mto bem!!!!