domingo, 2 de maio de 2010

Vida de estagiário

Não existe nada pior que ser estagiário. Em uma empresa, o estagiário não está acima nem da equipe de limpeza. Eles ganham vale-refeição e você não. Eles possuem plano de saúde e você? Nada contra as tias da faxina, mas é difícil ser a barata ou a formiga da hierarquia empresarial.

Hoje, estou praticamente efetivado (já exerço função de efetivado, isso só não foi oficializado ainda) e gosto de observar os recém chegados na agência onde trabalho. Em grandes empresas todos têm em comum algumas das seguintes características:

1. Não entendem questões de hierarquia

Antes de tudo, o estagiário precisa entender que ele é um fodido que ganha pouco. Toda vez que algo der errado a culpa é dele. Se a tia da faxina tropeçar e cair você vai ouvir: “Isso aí é culpa do estagiário novo que passou ontem e deixou duas gotas de água cair bem nessa região. A Joaquina tava limpando hoje de manhã e escorregou nelas”. Sim, não importa o que você faça a culpa é sempre sua. Você errou porque o chefe não te ensinou ainda como se faz? Problema seu, meu caro. O chefe só te contratou pra ter alguém pra jogar a culpa quando algo der errado. Entenda que você é o menor na escala de trabalho e não deve reclamar. É assim: Presidente reclama com o vice; o vice manda o executivo pra merda; o executivo dá uma bronca no encarregado; o encarregado fica puto da vida e manda os auxiliares tomar naquele lugar; os auxiliares reclamam com os empregados; um dos empregados chega em casa e bate na mulher; a mulher fica irritada e desconta no filho; o moleque fica puto e dá uma tapa no cachorro; o cachorro morde o estagiário.

2. Chegam querendo mostrar que são educados e se importam com todos os colegas.

O erro dos estagiários nesse tópico é que eles nem imaginam que os “colegas” olham pra eles com desprezo e comentam frases do tipo: “Lá vem mais um estagiário bobão. Esse aí tem mais cara de idiota que o anterior”. Naturalmente com o tempo e as humilhações eles descobrem isso. E não, você não conseguirá pegar nenhuma mina na empresa

3. Todo mundo ri da forma como ele se veste.

Em grandes empresas, um candidato com o mínimo de cuidado vai bem vestido. Os candidatos a vaga de estágio sabem disso e, pegos de surpresa quando a moça do RH liga os convidando para uma entrevista, se viram pra conseguir os trajes adequados. A agência em que trabalho faz publicidade, estratégias e planejamentos para divulgações na web e relacionamento com a mídia para grandes corporações. Por causa disso, ir bem vestido na entrevista, ao contrário de outros trabalhos para jornalista, é obrigatório. Não é raro ver estagiários chegando ao primeiro dia de trabalho com sapato, calça e camisa social e um puta moletom com toca escrito billabong. É uma piada pronta. Isso quando não chegam pra entrevista usando o terno do pai ou aquela roupa que usaram no casamento da tia três anos atrás.

4. Acham que vão desempenhar o trabalho mais importante que existe na empresa.

Os pobres jovens chegam a seu primeiro dia de trabalho achando que vão desenvolver tarefas na diretoria. É realmente muito engraçado quando eles percebem que suas horas diárias de proletário serão imprimindo, organizando e copiando coisas. Se tiver uma mulher bem fresca e mimada como chefe a coisa vai piorar muito porque ela vai te obrigar a fazer coisas pessoais dela.

Vou compartilhar algumas crueldades que fizeram comigo quando eu era estagiário:

Na minha segunda semana fui almoçar com um colega de equipe e uma jovem que fazia RM pra uma empresa diferente da minha. Os dois esqueceram que eu era estagiário e entraram em uma porra de um restaurante chique pra cacete. Assim que entrei me desesperei. Abri a carteira e pensei: FODEU. Quando o cardápio chegou vi coisas do tipo:

Blanquette de veau – R$ 126,00
Cuisses de grenouilles – R$ 98,00

(Não eram esses os nomes, só usei como exemplo)

Pensei em sair correndo do restaurante e nunca mais voltar na empresa. Felizmente Deus é bom e havia um sanduíche de 30 reais. Não pensei duas vezes, fingi estar sem fome e pedi a coisa mais barata que eles tinham. No meio conversa comentei:

- Caramba, eles podiam pagar VR pra estagiário também, né?

Meu companheiro de equipe respondeu:

- Eu acho que está certo não pagar porque só assim o estagiário se coloca em seu devido lugar.

Poucas vezes me senti tão humilhado na minha vida. Foi como um tapa na cara. A menina que nos acompanhava era linda e ser humilhado na frente dela fez eu me sentir ainda pior. O próprio garçom que anotava os pedidos olhou pra mim com cara de pena e um sorriso amarelo. Na hora, eu achei que fosse mandar o sujeito pra inferno, mas não o fiz. Engoli seco. A moça que nos acompanhava, que depois virou uma das minhas melhores amigas na empresa, percebeu a situação e mudou de assunto rapidamente.

No meu primeiro happy hour com o pessoal da empresa passei por uma humilhação maior. Eu já me sentia mais contente porque aparentemente os colegas gostavam de mim. Fomos a um bar em estilo mexicano e alguns convidaram amigos de fora da agência. Tudo ia muito bem e eu estava realmente gostando de estar ali. De repente, uma moça que estava na mesa comentou que havia me achado interessante. Ela era amiga de uma colega de trabalho minha e ouviu como resposta: “Ele é o estagiário. Desencana, né?”

Não tenho mais nada pra falar sobre isso.

Eu tive noção desse mundo humilhante em que o estagiário vive bem cedo. Na minha primeira semana ouvi:

“Meu, cala a boca porque você é estagiário.”

Passei por tanta coisa que poderia escrever um livro sobre as humilhações que o estagiário passa. “O chão da empresa – humilhações na vida de um estagiário”, por Daniel Antunes. Ia vender, na boa.

Não é fácil, mas faz parte. Quem teve o privilégio de ser estagiário em uma grande empresa sabe bem o que é ser humilhado. A maioria das pessoas diz que é normal e que você um dia também irá humilhar “seus” estagiários. Confesso que tenho dúvidas em relação a isso.

É isso ae! Escrevi na correria agora só pra não pro Sato não ficar postando no Twitter que eu não cumpri a promessa.

15 comentários:

Tatiane disse...

Daniel provando que ainda existe, uau!

Pô, eu começo um estágio amanhã... mas enfim, já passei pela maior parte do que você contou aí, e concordo que o mundo dos estagiários é um belo engana-trouxa a primeira vista, e que a situação só piora depois.

Fazer o que, não é? Nós temos que começar de algum lugar.

E viva os estagiários!

Adhemar Juan disse...

Viva os estagiários!

Vida de estagiário é uma merda mesmo. Eu ainda não posso reclamar do meu, que apesar de ficar na berlinda as vezes, todos me tratam bem

vanessa disse...

Nossa Daniel,
Fiquei com pena de vc em alguns momentos desse texto. hahahaha
Mas te entendo pq muitas vezes é assim mesmo que rola lá na empresa onde eu trabalho.

Viva o estágio!!! O que seria de nós sem ele?!

Jefferson Sato disse...

BWUHAHUAHAUHAUHAAUHAUHAUHAHU!!!!! CARALHO!!!!!!!!!!!!!

Olha, você passou quase um ano e meio sem atualizar, mas também voltou com o pé certo, hein! Muito bom!

Eu não devia ter lido no trabalho. Tive que ir no banheiro para poder me matar de tanto rir. O primeiro item é foda!

É isso aí! Provou que pode cumprir sua palavra! E provou muito bem! Agora vê se não some de novo, infeliz!

O próximo passo é te fazer prefeito de São Paulo.

Letícia Ribeiro disse...

Agora entendi pq vc tava sumido.

Jefferson Sato disse...

Ele não tem motivo para ter sumido, ele sempre foi vagal com esse blog.

Daniele Aoki disse...

Sinceramente acho que esse é um dos melhores textos postados nesse blog...nunca ri tanto!!

Tatiane disse...

E a descrição do blog ninguém atualiza... vão ser eternos estudantes do 3º ano de jornalismo.

Jefferson Sato disse...

Pronto, eu mudei, já que era tão importante para você.

William Malakian disse...

PUTAQUEOPARIU! Ri muito desse post!

"Achei o blog por acaso (tava clicanco "próximo Blog" da barra do blogger) e interessei-me pelo assunto estagiário, já que estou começando uma faculdade."

Enfim, ri muito e vou ver se acho um tempo pra ler as outras postagens.
Parabéns!

Emerson C. M. disse...

cara adorei esse blog!
Vida de estagiario é f...!
Ri muito!
Parabens, conheci o blog pelo contato do sato no kut!
Parabens

yuri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
yuri disse...

NO CASO DANIEL NÃO E SO EM EMPRESA PRIVADA, SOU ESTAGIÁRIO DE ENSINO MÉDIO EM EMPRESA PÚBLICA(INSS) E JA OUVI VÁRIOS CASOS DE ESTAGIÁRIOS QUE JÁ SAIRAM DE LÁ POR CAUSA DE HUMILHAÇÃO . POIS É CARA EU DEI SORTE MINHA CHEFE E AS SERVIDORAS SÃO MUITO GENTE BOAS ME TRATAM COMO EU FOSSE SERVIDOR TAMBEM

Anônimo disse...

Não vi graça no texto. Esse assunto é sério.
Nessas horas ter/criar um par de culhões entre as pernas ajuda... se submete quem quer!

Unknown disse...


Vc é muito engraçado cara, achei muito legal vc ter comentado tudo isso aqui, pois é quase a mesma coisa que estou passando,mesmo eu sendo mulher e praticamente a mesma coisa.