terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

O Futuro do Satonás

Estou colocando em prática uma idéia antiga. De criar textos falando de coisas do futuro. Nada muito absurdo é claro. E sempre explorando potencialidades (ou quase).

Notícias do futuro Parte 1

Brasileiro vence Nobel de literatura

Pela segunda vez consecutiva o paulista Jefferson Sato venceu o Nobel de Literatura. A entrega do prêmio ocorreu em Estocolmo, na Suécia, assim como em todos os anos e contou com presença de diversos nomes da ciência, artes e literatura. Sato venceu o prêmio com a sua obra “Memórias de minha Adolescência” superando outros nomes consagrados como Gabriel Garcia Márquez e Doris Lessing. Além do prêmio o brasileiro foi homenageado por ser o primeiro homem a receber a honraria duas vezes seguidas. A cerimônia teve ainda a entrega dos prêmios de física, química e medicina, excetuando o Nobel da paz que ocorre em Oslo.

O evento começou às 21 horas, no horário local. Inicialmente todas as obras concorrentes foram apresentadas pela Academia Sueca Real de Ciências (órgão responsável pelo julgamento do prêmio). O brasileiro se demonstrava visivelmente nervoso. Humilde desde o início, o autor em todas as entrevistas exaltava o talento e a qualidade das obras concorrentes. “Eu na verdade nem sei bem o que estou fazendo aqui. Não me sinto no nível dos outros concorrentes, até porque alguns deles sempre foram parte da minha inspiração. Se vencer será com certeza o melhor momento da minha vida”, disparou Sato.

A obra vencedora conta às lembranças do autor em sua adolescência vivida no bairro da Parada Inglesa, em São Paulo. Definida como a melhor reflexão dos valores contemporâneos por diversos críticos, a obra de Sato conta ainda toda sua trajetória e as grandes dificuldades vividas na faculdade de jornalismo, muito antes de se tornar o profissional premiado de hoje. “Eu ainda guardo os dias vividos na faculdade, sem dúvida muito importantes para minha formação como ser humano”, declarou o autor, claramente emocionado após a entrega do prêmio.

Quando questionado sobre seus próximos passos, o brasileiro afirmou que pretende escrever um livro especialmente para as pessoas que o ajudaram em sua vida, e principalmente aos colegas da época de faculdade, alguns já citados na obra vencedora do Nobel. ”Quero dizer ao mundo o quanto algumas pessoas foram importantes na minha vida. Quem leu o livro já tem essa consciência. Com certeza as piadas, as brincadeiras e as críticas do meu grande amigo Daniel Teles foram muito importantes para que eu tivesse força para viver, pois realmente tive grandes dificuldades na faculdade. Além do saudoso Leandro Machado, que foi quase um irmão pra mim e me ensinou a importância de adquirir conhecimento. Aprendi muito com ele”, finalizou o autor. O brasileiro atualmente é editor-chefe da agência internacional de notícias Reuters e colunista do The New York Times, do Washington Post, ambos americanos e do Le Monde da França.

Podem dar risada, mas lá pra 2020 vocês podem me cobrar. Levarei esse texto pra ser registrado em cartório pra provar que eu já sabia da genialidade do nosso pequeno Tamaguchi comedor de pães de batata.

10 comentários:

Leandro disse...

Saudoso eu?
Quer dizer que em 2020 eu já morri?
Que pena!

Parabéns ao Sato.
Nobel é pouco para ele.

O cara é um dos maiores gênios da história da humanidade.

Jefferson Sato disse...

Em primeiro lugar, é "Tamagochi".

Em segundo, vou ter que te processar por calúnia. Eu JAMAIS diria "Eu ainda guardo os dias vividos na faculdade, sem dúvida muito importantes para minha formação como ser humano"... E muito menos "Quero dizer ao mundo o quanto algumas pessoas foram importantes na minha vida". Eu nunca cito ninguém, a não ser que essa pessoa realmente seja responsável por algo. E com certeza não publicaria um livro só com coisas do tipo.

E se eu tivesse chance de dizer algo ao mundo, com certeza não seria algo tão notável assim.

Mas tirando os absurdos acima, fiquei muito lisonjeado.

PS: Parece que agora a gente volta à rotina semanal do blog.

Nath disse...

uhahua, cara muuuito bom o texto!
Primeiro pela maneira que foi escrito;
Segundo pelo conteúdo :D

E Sato, pode começar a escrever o livro aí...2020 eu ainda estarei jovem e pretendo "viver" essa notícia.

beeijo!

Anônimo disse...

oi ! alguém quer tc ?

Danilo disse...

Sem querer fazer propaganda, mas eu acabei de upar um post que é o exato completo oposto desse seu!

(Belo texto aliás! Pretty cool)

vanessa disse...

nada a declarar....

apenas espero estar lá, para ver esse feito.

Sim! O Sato merece o Nobel

Fim

Charlotta's disse...

O Sato é meu ídolo, meu rei!

Talvez ele realmente ganhe o Nobel. Afinal, ele merece.

O melhor de tudo serão as experiências contadas no tal livro (com direito a pães de batata e tudo mais). hahaha.

Ótimo texto Dani! Muito criativo!

Beijos aos três

Nath disse...

Daniel, obrigada por ter comentado lá no blog :D
sempre leio seus textos, junto com os do Leandro e do Sato, tão bons quanto!
Pois bem, você perguntou se eu leio bastante...bem, eu tô pretendendo ler 1 livro por semana, mas eu não tô muito confiante de que esse objetivo se concretisse, auhauhah. Tô lendo "O livreiro de Cabul" e acho que o lerei de novo, porque eu tô confundindo os nomes todos, tá complicado. xDD
Pc eu gosto, nossa, demaais! Tá que a maioria das coisas que eu aprendo aqui, é inútil, mas ah, eu aprendi hoje que as línguas do Quênia e da Tanzânia são iguais (inglês e kiswahili), huahahua.
beijo o/

Tatiane disse...

Quando vi o seu comentário no meu blog, me perguntei:
'Quem, diabos, é Daniel?'

Lendo-o, vi que você era amigo do Sato, e depois vi que você tinha ligação com o Neurolistas então pensei:
'Ah, é o garoto que anda com o Leandro e com o Sato na faculdade, com o qual eu nunca conversei'..
ahsuahsuahsa

Eu sempre li seus textos aqui, mas nunca comentei por que, sei lá, vai que você não gosta que pessoas desconhecidas comentem seus textos...

Mas enfim, obrigada pelo comentário!
E continue escrevendo bons textos.

Beijo.

Gisele Simões disse...

o seu ultimo texto foi publicado em fevereirto???
olha q o sato tem razao
as teias do blog sao culpa sua, !!!!!!
ahuahua
bjooooooooooooo