quarta-feira, 4 de março de 2009

Crer para que?

Resolvi escrever sobre algo extremamente polêmico: religiões. Desde que eu sou pivete tenho a curiosidade de ir e analisar as mais diferentes delas. Quando eu tinha uns 11 anos acabei freqüentando diversas religiões, eu queria achar uma para seguir. Na verdade em quase todas que fui acabei recebendo broncas e ameaças, apenas porque eu questionava tudo que eles me falavam, diversas vezes recebi como resposta essa frase clássica: “Você não deve ficar fazendo pergunta, apenas ter fé na palavra de Deus. Se ficar perguntando demais irá irritá-lo.” Bom, hoje em dia é óbvio que entendo essa conversinha fiada, mas na época eu realmente ficava nervoso, pois eu queria saber o porquê de acreditar naquilo. Meu professor de história no terceiro ano tinha formação em Filosofia(além de história, claro) pela UFMG e sempre afirmava que as religiões atrofiam o cérebro humano, para ele perdemos a capacidade de questionamento, passamos a aceitar tudo quando nos tornamos religiosos, e que quanto mais o homem estuda mais ele se afasta das religiões. Certa vez quase fui expulso da igreja mórmon porque fiz a serguinte pergunta: “Vocês nunca pararam pra pensar que essa idéia de inferno existe apenas para que vocês fiquem com medo e continuem seguindo na igreja?”. (aposto que o Sato riu depois dessa).

O que me faz sentir repulsa na verdade não são as doutrinas em si, eu sei que todas as religiões estão repletas das mais gritantes contradições, mas o que me incomoda é o fanatismo e o fato de que a esmagadora maioria dos religiosos não consegue ficar sem falar mal das outras crenças, não há respeito. Lembro-me de uma vez que eu perguntei na maior inocência numa igreja evangélica o que eles achavam do Budismo e uma crente fanática (esse tipo aqui é fácil de reconhecer: saia até os tornozelos, pelos nas pernas e nos braços, pele oleosa etc) respondeu que Buda na verdade era a figura do diabo e mais um monte de merda. Eu tinha apenas 11 aninhos na época é lembro que pensei: “Tá, mas e se a crença dela estiver errada e o Budismo certo? Afinal, são tantas crenças no mundo, como vou saber?” Mas como ela já tinha o cérebro atrofiado isso nem passou perto da cabeça dela.

Outra coisa que me irrita é uma pessoa precisar de uma imposição fantasiosa para precisar se manter na linha como alguém honesto, isso na minha opinião é um belo exemplo de falta de caráter. Quem nunca conheceu um belo filho da puta que na igreja é um santinho, comportamento exemplar na frente de todos e no seu dia-a-dia é um sacana, vive fazendo mal para todo mundo. Pense por cinco segundos e você se lembrará de alguém assim. Curioso notar como alguns destes fanáticos colocam suas crenças acima da própria família, tratam seus filhos como merda, apenas insistem que eles sigam a risca os ensinamentos religiosos.

Freud afirmou que elas (religiões) são como neuroses de crianças, ilusões criadas por nós na tentativa de entender aquilo que cientificamente não se pode explicar, e que a maioria delas leva o ser humano aos limites da estupidez. Você achou muito radical essa última afirmação? Agora pense nos conflitos no oriente médio, é sensato fazer guerra, matar milhares de inocentes por causa de uma crença? Certa vez conheci uma mulher que ganhou 5 mil reais na loteria e doou tudo para igreja porque o pastor disse que doando Deus iria lhe dar em dobro, resultado: ela era pobre e vivia num barraco com oito filhos, doou o dinheiro e continua pobre, miserável e passando fome. E o pastor como estará? Será que é tão radical afirmar que leva as pessoas aos limites da estupidez?

Apesar do Brasil ser um país laico, desde muito cedo somos ensinados a crer no cristianismo, então claro que nos sentimos a vontade pra falar mal do judaísmo, do islã, do budismo e etc. Por isso não teria graça aqui se eu não lembrasse de um dos maiores feitos do cristianismo (mais especificamente da igreja católica).

Em 1233 a igreja católica lança a bula Licet ad capiendos que nada mais era que um conjunto de “leis” que estabeleciam que todo cidadão cristão deveria combater e aniquilar crenças divergentes as suas. Como estado e religião se misturavam na época os supostos hereges eram vistos como inimigos da identidade nacional. Mas a salvação era possível ao não-cristão, a igreja com toda sua misericórdia lhe dava a chance de se humilhar em público, renegar sua crença, sendo salvo a partir da aceitação do cristianismo. Agora você realmente acha que um cara que cresceu no judaísmo ou no islã, por exemplo, iria renegar sua crença? Bom, se ele não o fizesse a fogueira era seu destino certo. E isso não apenas acontecia com pessoas de crenças alheias às cristãs como também com cientistas e estudiosos, apenas porque eles pregavam a racionalidade. Claro, você já deve ter percebido que falo do santo tribunal da Inquisição que matou milhares de pessoas em toda a Europa. Curioso é que a igreja católica vive lançando estudos afirmando que a inquisição matou menos do que se pensa. A ciência vê esse período uma enorme perda de conhecimento, pois tudo aquilo que fosse estudado e descoberto que não concordasse com os valores cristãos eram, como eu disse anteriormente, combatidos.

Bom, eu editei esse merda de texto umas três vezes porque ia acabar ofendendo ( se já não o fiz mesmo com ele editado) muita gente, pode perceber que os páragrafos e os argumentos estão meios estranhos em termos de continuidade. Mas é isso aí, viva a racionalidade! Eu tenho certeza que todos os religiosos que leram essa merda estão pensando: “Coitado, ele vai se lembrar disso no inferno.” E eu respondo: “Sim, irei para lá e encontrarei vossos padres e pastores no caminho.” Putz, deve ter uns escritores muito fodas lá, o primeiro que eu quero trocar idéia é o Truman Capote.

Não morri, estive apenas aproveitando minhas férias, mas não esqueci desse amado blog. Prometo ao Sato e ao fag do Leandro que não atraso mais os posts (Claro, claro.)

Só mais uma coisa: Eu acredito em Deus, só acho que não preciso ir num lugar com um monte de idéias fantasiosas para provar isso.

21 comentários:

Jefferson Sato disse...

Cara, no começo eu ri antes de ler o que estava entre parênteses! Hahahaha!

Nem precisei pensar cinco minutos, enquanto lia já me veio um idiota, pai de alguns primos. Trair a mulher é muito religioso, realmente.

Você falou de Freud e do limite da estupidez, mas, parafraseando Einstein, "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri certeza absoluta."

Não importa se matou menos do que se pensa. Matou. Não tem um mandamento que diz "Não matarás"?

Aliás, falando em hipocrisia, o Papa vai lá dizer que é uma pena as pessoas que passam fome, mas lá está a Igreja dele, riquíssima, com dinheiro para mudar a vida de uma quantidade inimaginável de pessoas.

Não tenho nada contra a quem tem fé. O que me irrita é gente fanática que usa religiões como desculpa para tudo, assim como você. Sei que ninguém vai se ofender, desde que compreenda isso.

Temos livre arbítrio porque somos responsáveis pelo que nos acontece. Só isso.

Anônimo disse...

ei cara é incrivel a lavagem que fazem na cabeça das pessoas, uma amiga lesbica frequantou por um tempo igreja evangelica, no 1° dia ela disse q o pastor tirou os demonios dela, no 2° ela disse q ia se mudar pq morava com mais 3 homos e a casa era cheia de demonios, no 3° dia eu quis matar minha amiga, mas em fim, é como visão politica e gosto por mulher, cada um tem o seu.
texto legal. Abraço.

Anônimo disse...

eu também acho errado ficar criticando outras religiões, para falar a verdade eu não conheço quase nada de budismo ou judaismo por exemplo, mas eu acho que o mais importante é vc crer em Deus, seguir os seus ensinamentos, ou seja, a Bíblia, e não exatamente seguir uma religião pq cada pessoa pode se sentir melhor em uma.

Daniel A. disse...

Daina, e quem te garante que a Biblia é a palavra de Deus? Pro Muçulmano a palavra de Deus é o Corão, pro Judeu a Torá e assim por diante. Abra sua mente, por favor!!!! Você acha que é, pq lhe ensinaram isso, mas e se vc tivesse nascido no Irã,por exemplo, a biblia não seria absolutamente nada para vc.

Tatiane disse...

Já dizia meu ex-professor de Filosofia (a Daina deve conhecê-lo): "eu não acredito em Deus, porém, não posso afirmar que ele não existe".

Eu assino embaixo. =D

Mãe católica, pai ateu, irmã meiowiccaindecididacatólica. Fui batizada quando pequena mas, se tivesse o direito de escolha naquela época, não teria sido. Daí, acabei virando meiocéticameioagnóstica (?).

Enfim, eu ACHO que, um dia, os céticos e agnósticos vão abrir os olhos do mundo, ou acabar com ele.

A realidade é que a religião cega, engana e seduz as pessoas COM a permissão das mesmas, mais do que qualquer mensagem subliminar, propaganda do Mc Donald's ou outra merda por aí.

Mas bem, isso é só minha opinião.

Anônimo disse...

Saudoso Professor Walkyr!

Religião é bem diferente de religiosidade... o que acontece é que as pessoas vão em busca da segunda opção e acabam presas pela primeira opção!
Como vc mesmo disse, a religião tem o poder de anular um ser humano, não sabe mas questionar nada, apenas aceita tudo, por ser essa a vontade de Deus (segundo eles = fanáticos).

Bom, falar desse assunto sempre é uma polêmica, melhor parar por aqui, caso contrário para alguns, irei queimar no mármore do inferno!! Rsrsrsr...

Daniele Aoki disse...

Exemplo clássico da falta de coerencia da Igreja Católica foi o episódio da semana passada da excomungaçao da equipe médica e os pais da menina de nove anos que fez um aborto de gêmeos resultado de um estupro. Senao me engano o cardeal afirmou que roubar, matar e estuprar é menos grave do que um aborto...
Meu que pensamento é esse? Como o Vaticano aceita isso?
O padastro da menina que a assediou nao sofreu "nenhum castigo"...ele traumatizou uma criança e ainda colocou a vida dela em risco...e qual será o resultado disso td?

Rid disse...

Eu não tenho muito a adicionar aqui, visto que concordo com a maioria do pessoal acima.
O que eu acho legal é que este fanatismo está mudando. Não se encontrava tanta gente com esse senso crítico algumas décadas atrás. Voltando mais ainda, se elas existissem, se reprimiam.
Como o próprio texto exemplifica, está mais difícil passar as crenças gerações adiante, dada a facilidade que alcançamos para expressar e disseminar (internet anyone?) nossas idéias (nova ortografia meu cu).

Unknown disse...

Concordo com o que você diz quanto as pessoas q vão à igreja mas não dão bons exemplos, isso é o q mais existe por ai.. mas estas pessoas estão se enganando, Deus olha o coração e não a aparência; essas pessoas na verdade estão sendo "religiosas" e para Deus isso não tem valor algum, ele não dá valor para o q as pessoas dizem e para suas religiões, acredito q ele dá valor para quem segue a ele de TODO o seu coração, e estes podem ser chamados de seus DISCÍPULOS, os q se submetem a sua palavra. E uma das coisas q Jesus mais disse para seus discípulos foi "amem uns aos outros", por isso, quem desrespeita a religião dos outros, quem odeia o outro por causa de QUALQUER coisa, este não é um discípulo de Jesus, portanto estes não podem ser usados de exemplo de verdadeiros cristãos. Infelizmente este mundo está cheio de gente assim, q diz q acredita em Jesus, mas não segue a sua palavra e isso acaba sujando o nome da Igreja , pois estas pessoas se dizem parte da Igreja mas não são(digo a Igreja, pois não acredito q existam Igrejas, Igreja é uma só, independente de onde você se reunir, você é parte da Igreja de Cristo se o ama e segue seus mandamentos. )Seguir mandamentos parece algo pesado, uma imposição, mas isso é para quem não conhece a pessoa de Jesus. A maioria das pessoas diz q conhece Jesus, mas na verdade só ouviu falar dele; conhecer é se relacionar, ouvir sua voz, sentir sua presença, conhecer suas características como se conhece a qualquer outra pessoa. Eu posso dizer que conheço a Jesus Cristo, Ele é o meu melhor amigo, Ele é o meu amado, Ele me completa! Eu tenho certeza de que Ele é o único caminho que leva a Deus, mas não simplesmente porque me fizeram lavagem cerebral ou me educaram desde pequena nisso; não, foi o Espírito Santo que me revelou!
E nem por isso eu desrespeito as outras pessoas ou as desprezo por não acreditarem nisso! Eu sei q aos olhos humanos é impossível crer nestas coisas, mas através dos olhos dá fé é possível. “Fé é a certeza das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem.” Hb 11:1, portanto, não há como provar o que diz a Bíblia, (é inútil discutir sobre isso! Ou você crê ou não! Não quero e não vou convencer ninguém com minhas palavras, quem convence é o Espírito Santo, eu só estou transmitindo o que está em meu coração, quem quiser ouvir que ouça!) eu apenas acredito, tenho essa certeza porque sinto a presença de Jesus, não há como eu não acreditar nele!
Ninguém tem capacidade de seguir todos os mandamentos de Jesus por si só, o homem é podre, o coração do homem desde pequeno quer fazer sua própria vontade e quando fazemos nossa vontade não seguimos a Jesus. Somente através da ação do Espírito de Deus em nossas vidas podemos nos converter (não a uma religião, mas a uma pessoa: Jesus! Conversão é mudança de atitude interior, é decidir fazer a vontade de Deus) e mudar de atitudes. Não mudamos todas as nossas atitudes de uma hora para outra, isso é um processo de Deus em nossas vidas. O que Deus espera é que ao conhecermos a Jesus e tudo o que Ele fez por nós, todo o seu amor, estejamos dispostos a fazer sua vontade, e a partir dessa disposição ele vai transformando a nossa vida e nos curando.
Tudo o que você disse sobre RELIGIÃO é verdade, eu concordo, religião pode com certeza ser um modo dos homens dominarem as pessoas, cegarem, iludirem, explorarem, etc. Religião é algo humano apenas. Mas JESUS não é uma religião, ele é uma pessoa! Ele é o caminho a verdade e a vida. Você pode achar que é tudo a mesma coisa, mas é porque você pode conhecer diversas religiões, mas com certeza não conhece a Jesus. Porque se você conhecesse não teria o que falar contra Ele, Ele é perfeito. E muito provavelmente você também nunca conheceu alguém que verdadeiramente siga a Ele. Portanto, se você não conhece, não pode dizer nada. Só isso! Agora, se você não acredita no que eu digo, não posso realmente fazer mais nada, já fiz a minha parte.

Anônimo disse...

Larissa: Das diversas falhas apresentadas em seu texto, uma me chamou a atenção: "(..) Ele é o único caminho que leva a Deus, mas não SIMPLESMENTE PORQUE ME FIZERAM LAVAGEM CEREBRAL (...)". Então realmente houve ou há lavagem cerebral nos "fiéis"? Me desculpe, mas como posso levar em consideração a opinião de alguém que afirma ter sofrido lavagem cerebral?
Outro ponto interessante de seu texto (apesar de dizer que citaria apenas um) é o bairrismo, típico da crença cristã (não posso dizer que as demais são assim pois não as conheço; independente disso, um erro não justifica o outro). Eis um exemplo de SEU bairrismo, mais especificamente: "digo a Igreja, pois não acredito q existam Igrejas, Igreja é uma só, independente de onde você se reunir, você é parte da IGREJA DE CRISTO (...)". Por acaso a religião é centrada apenas em Jesus? As demais crenças (mesmo não sendo suas) devem ser desconsideradas, é isso?
Você disse que não quer e não vai convencer a ninguém com suas palavras e, sinceramente, sem ofensas, não irá mesmo, pois, ao dizer que "se você o conhecesse naum teria o que falar contra Ele, Ele é perfeito"; você nos faz desconfiar que a lavagem cerebral antes citada não se trate de uma metáfora.

Rid disse...

Eu acho que o que ela quis dizer é que ela NÃO sofreu lavagem cerebral e que encontrou Deus por si mesma.

Como ela disse também, a intenção não é convencer ou converter ninguém. Esforço que eu sinceramente acho inútil. Eu, assim como a maioria dos ateus ou agnósticos, temos um perfil baseado na lógica. As pessoas que seguem a Bíblia têm um perfil baseado na crença.

A menos que se torne fanatismo ou tentem converter as pessoas, não acho essa crença algo ruim. As pessoas têm que entender os limites e aceitar as diferenças. Ou você desrespeita aquele seu amigo vegetariano porque ele não foi te acompanhou à churrascaria sexta-feira?

Anônimo disse...

~rid: como você disse, ela, Larissa, realmente quis dizer que NÃO sofreu lavagem cerebral; porém, com suas palavras, ela deu a entender justamente o contrário!! e eu concordo com vc, se uma pessoa tem uma crença, de modo algum isso pode ser considerado algo ruim!! porém, é difícil encontrar alguém que não queira te converter para "o caminho do bem"!! eu mesmo sofro bombardeios diários!! esse texto me fez lembrar da 1ª aula de Filosofia na faculdade!! "Não existe verdade absoluta". Infelizmente, algumas pessoas simplesmente não entendem isso...

Unknown disse...

Eu apenas me referi a "lavagem cerebral" porque já ouvi esse argumento por aí e acho que é uma besteira.. só porque uma pessoa tem uma opinião diferente da sua, então ela sofreu "lavagem cerebral" porque num quer concordar com você!

Tudo o que eu disse é o que eu creio, e só porque você num cre nisso acha que eu sofri lavagem cerebral?! Para mim, você é que num sabe respeitar os outros!

Olha, a filosofia diz que "não existe verdade absoluta" e quem me garante que isso é verdade? é apenas um pensamento que veio também de homens, pode não ser verdade! EU não acredito nisso, se você acredita, é a SUA opinião. Não é porque o pensamento é "científico" que ele é necessariamente verdade! Mas eu entendo a lógica dessa frase e tudo, só não concordo!

E eu nunca disse que "a religião é centrada apenas em Jesus" eu disse que não sigo nenhuma religião, eu creio que Jesus é o caminho, a verdade e a vida! Ele não é uma religião. Não creio que as religiões são a verdade, e você também não crê, portanto se estou "desconsiderando" alguma religião, você também está! Cada um acredita no que quer, mas como vou concordar com algo que não creio? Porém eu repito: acho que todos merecem respeito, independentemente de sua fé!

Leandro disse...

Não li e não gostei. =)

Adhemar Juan disse...

Eu concordo em gênero, número e grau, não consigo entender essas brigas se, apesar das diferentes doutrinas, os fins são os mesmos.

Não tenho religião também, apenas acredito em Deus, o que considero suficiente, assim como foi dito pelo Daniel, apenas não preciso ir a um lugar com um monte de idéias fantasiosas pra provar

Lays disse...

Muito bom teu blog!
tá de parabéns ;)

Unknown disse...

Também tive esses estalos religiosos (basta parar pra pensar)já fui relioso de ler a biblia e acreditar mesmo... agora nem em deus eu acredito, nem filosofia nem porra nenhuma é bem melhor assim.

abrá.

Anônimo disse...

cialis generika cialis generika erfahrungen
cialis acquisto cialis dove comprare
precio cialis cialis 10 mg
cialis commander cialis sur internet

Anônimo disse...

[url=http://achetercialisgenerique20mg.net/]cialis[/url] generique cialis
[url=http://comprarcialisgenerico10mg.net/]generico cialis[/url] precio cialis 20 mg
[url=http://acquistarecialisgenerico10mg.net/]cialis online[/url] cialis senza ricetta
[url=http://kaufencialisgenerika10mg.net/]cialis generika[/url] cialis generika erfahrungen

Franz disse...

Acho interessante que o autor se esqueceu do título de sua própria postagem: Crer para que?

Ora, há uma resposta lógica para esta pergunta: Crer para ver!

Quem se inscreve em qualquer curso de faculdade ACREDITA que mais tarde obterá um diploma. Isto por si já é uma expressão de FÉ, ao menos no momento da inscrição. Da mesma forma ACREDITAMOS que o banco nos devolverá nosso dinheirinho poupado ao longo dos anos, e ainda cremos que será com juros e correção monetária no dia da nossa escolha. Outra expressão comum de FÉ e CRENÇA.

Ao atravessarmos a rua cremos que chegaremos no outro lado sã e salvos mesmo sabendo que nem sempre é assim. No entanto não fariamos nem o primeiro passo se não acreditassemos da nossa 'vitória' de chegar lá.


Anônimo disse...

Eu desafio vc a ler a Bíblia e de preferencia a NTLH(nova tradução na linguagem de hoje)Já que vc se diz que crê em Deus.Vá buscar os que todos se baseiam mas não entende a palavra de Deus. E tudo de deus é simples de entender. Agora quero ver vc ler sem bocejar ou ter sono.Quem faz uma faculdade não quer dizer que é sábio. O principal trunfo do diabo e justamente achar que ele não exite.Quem crê em Deus busca a sua vontande, então não busque religiâo nenhuma mas leia a Biblia.